quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Votar ou não votar?

Uma breve reflexão sobre a questão do voto no Brasil.
A questão da obrigatoriedade do voto hoje no Brasil nos leva a uma discussão polêmica. Vários são os argumentos contra e favor, porém algumas instituições não levam esse assunto a diante protelando mais uma discussão tão importante para os rumos da democracia brasileira.
Há um ano foi apresentado pelo Senador Sergio Cabral (PMDB-RJ), um projeto de Emenda Constitucional, que institui a facultatividade do sufrágio, ou seja, a não obrigatoriedade do voto. Como eleitor vejo esse projeto com tristeza, pois no passado vidas foram ceifadas para termos esse direito, e de uma hora para outra abrir mão seria um desrespeito ao passado e aos militantes políticos da época.
Segundo a corregedoria geral eleitoral Para as eleições gerais de outubro, 135.804.433 milhões de eleitores estão aptos a votar, de acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Significa um aumento de 7,8% em relação ao eleitorado de 2006. No entanto, o número de eleitores menores de 18 anos diminuiu. Eram 2.566.391 em 2006; em 2008 foi para 2.923.591; em 2010 diminuiu para 2.391.352. Qual seria o motivo para que esses jovens não contribuam com o processo democrático? Seria a falta de politização desses jovens no ambiente familiar ou nas escolas? Ou seria desconfiança nos políticos corruptos que hoje estão evidentes nos casos nos apresentado pelas mídias, políticos esses que usam dos cargos com a intenção de avultar seus bens pessoais, deixando de lado o seu principal papel, que é de legislar a favor dos menos favorecidos.
Temos que ver esse problema com mais atenção e correr a trás dessa geração e mostrá-los a importância desse instrumento no futuro deles, no âmbito educacional, saúde, habitação etc. vamos fala a mesma língua deles deixar de lado a informalidade do assunto e mostrá-los que só podemos protestar de determinada conduta de qualquer político ou gestor público se tivermos contribuído no processo eleitoral democrático. Um forte exemplo do passado foi os caras pintadas movimento jovem que foi paras ruas protestar por um Brasil melhor, protestos esses que culminaram com o afastamento de um presidente da republica envolvido em corrupção.
Por esses motivos peço a todos os eleitores que pensam em não votar nas próximas eleições que reflitam, pois o seu voto tem um enorme valor histórico, e uma importância inestimável para as futuras gerações.
Williams Ferreira Alves
Aluno do Curso de Comércio do IFRN campus Zona Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Por Comentar!!