ABAIXO MENSAGENS RECEBIDAS VIA EMAIL CONFIRMANDO A PUBLICAÇÂO.
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De: Ivoneide Bezerra <ivoneidebezerra@gmail.com>
Data: 30 de agosto de 2010 12:05
Assunto: MATÉRIA - PROEJA/IFRN - NATAL ZONA NORTE
Para: anab.rosa@gmail.com
Cara Ana,
Como não obtive ainda uma resposta sobre a matéria do PROEJA, resolvi escrever novamente, pois os alunos estão um pouco ansiosos com a possibilidade de terem os seus trabalhos incluídos na matéria e acho que isso motivou o grupo ainda mais. Você recebeu os dados sobre o projeto? Encaminhei-os para serem remetidos a você, juntamente com outros dados relativos a oferta de vagas etc. De qualquer forma, posso dizer novamente, em linhas gerais, como desenvolvemos o projeto do qual você solicitou dados.
Trata-se de um Projeto de letramento, desenvolvido desde 2008, cujo objetivo é formar leitores e produtores de textos, tendo a prática social como ponto de partida e de chegada. Por ter sua origem ligada às necessidades de melhores respostas às exigências sociais em relação ao domínio da leitura e da escrita, o projeto busca desenvolver nos alunos um sentimento de co-responsabilidade no processo de aprendizagem, estimulando-os a participar ativamente das ações dele suscitadas.
No projeto, os alunos aprendem a ler e a escrever para agir no mundo. Implica dizer que aprendem a escrever, buscando a resolução dos seus próprios problemas. Por exemplo, escrevem aos representantes cobrando medidas para garantir a segurança pública, a qualidade dos serviços de transporte coletivo, problemas enfrentados por eles na comunidade em que vivem. Além disso, escrevem aos jornais locais, expondo pontos de vista e visões de mundo sobre temas que são considerados a partir do debate de ideias que circulam na sociedade, em geral, e na mídia, em particular. Dessa forma eles participam ativamente do processo de ensino e aprendizagem. Como sujeitos-agentes, aprendem a se posicionar no mundo e a atuar para transformá-lo.
Nesse período eleitoral, escrevem a futuros representantes, solicitando compromisso e o cumprimento de promessas de campanha. Atualmente, estão escrevendo aos candidatos presidenciáveis, solicitando a apresentação de propostas para a transformação do PROEJA em política pública, para a melhoria da oferta de estágios e de emprego etc.. Além disso, estão escrevendo ao presidente Lula e à Coordenação Nacional do PROEJA pedindo agilidade no pagamento do fomento que está com algumas parcelas em atraso, dentre outras coisas. Dessa forma, os alunos constituem-se protagonistas e assumem importante papel no seu processo de letramento. Do ponto de vista teórico-metodológico, o projeto está fundamentado numa concepção de educação libertadora, de uma pedagogia crítica, da pedagogia de projetos e do letramento crítico.
Nessa perspectiva situada, a partir de uma metodologia dialógica, eles aprendem a ler e a escrever, tendo em vista o efetivo exercício da cidadania. Como dados gerados, temos cartas do leitor publicadas em jornais, um documentário apresentando os resultados do projeto em 2008 com o depoimento dos alunos sobre a experiência, fotos e diversos gêneros discursivos produzidos pelos alunos. Ademais temos um blog e um twiter criados pelos próprios alunos para favorecer a interação e o diálogo do grupo com a comunidade, com a mídia, com os seus representantes políticos etc. As aulas são planejadas com a participação dos alunos e acontecem em forma de debates, discussões e diálogos.
Os alunos realizam muitas atividades como práticas de leitura em jornais, revistas, sites da Internet, livros etc. para fundamentar a escrita de diferentes gêneros.
Dessa forma, trabalham bastante, mas estão sempre motivados e interessados. Consideramos que esse trabalho é um exemplo de experiência exitosa na Educação de Jovens e Adultos, contribuindo para manter os alunos na instituição. Apostamos no trabalho com projetos para formar alunos capazes de atuar discursivamente no mundo social. A experiência contribui para dar empoderamento e para a emancipação de sujeitos, cuja história de vida, muitas vezes, é construída com palavras como exclusão, miséria e preconceito.
Como você pode ver, a experiência exige muito trabalho, dedicação e compromisso com a educação popular. Para mim, que assumo a educação pública como opção política, é a forma que encontro para contribuir com emancipação do meu povo. Isso me dá muito prazer.
Os resultados do projeto me dão a certeza de que os educandos da EJA podem superar suas dificuldades e aprender de forma significativa, quando "chamados" a contribuir no processo de ensino, quando a eles são ofertadas oportunidades de diálogo, de escuta e de participação. Em suma, quando lhe dão vez e voz.
Desculpe, se me estendi muito, mas falo sempre dessa experiência com muito entusiasmo e emoção.
Caso necessite de mais algumas informações, estou à disposição.
Um abraço e até breve. Aguardo resposta.
Ivoneide Bezerra
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De: Ivoneide Bezerra [mailto:ivoneidebezerra@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 13 de setembro de 2010 08:18
Para: vania.nobili@mec.gov.br
Cc: caetanarezende@mec.gov.br
Assunto: Fwd: MATÉRIA - PROEJA/IFRN - NATAL ZONA NORTE
Cara Vânia,
Abaixo, segue e-mail encaminhado a Ana Rosa da Assessoria de Comunicação, a qual havia solicitado informações sobre o projeto que desenvolvo com os alunos do PROEJA no IFRN - Campus Natal/Zona Norte.
Durante sua visita e de Caetana ao nosso Campus, vocês tiveram oportunidade de assistir a um documentário, mostrando dados do projeto lembra? Na ocasião, Caetana disse que ia sugerir ao MEC a divulgação da experiência e de fato o fez. Ana Rosa entrou em contato conosco, repassamos os dados, mas até agora não recebemos nenhum retorno.
Como comentamos com os alunos sobre a possibilidade de que fosse
divulgada a experiência deles, eles estão querendo uma resposta, pois ficaram muito mais motivados e eufóricos. As ações do projeto estão sendo desenvolvidas com muito entusiasmo.
Sendo assim, gostaríamos de saber se ainda pretendem fazer o registro da experiência, para que possamos informá-los. Anteriormente, tentei falar com você, mas estava em reunião. Deixei recado, mas não obtive resposta. Sabendo o quanto vocês são ocupadas, considero que talvez não tenha recebido o recado, por isso estou insistindo, inclusive, peço desculpas pelo incômodo.
Aguardamos alguma notícia
Um abraço.
Ivoneide Bezerra
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Em 13 de setembro de 2010 09:24, Caetana Juracy Rezende Silva
caetanarezende@mec.gov.br> escreveu:
Olá Ivoneide,
Vou verficar com o pessoal da Assessoria de Comunicação Social quando sairá a matéria.
Abraço
Caetana
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De: Ivoneide Bezerra [mailto:ivoneidebezerra@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 13 de setembro de 2010 13:10
Para: Caetana Juracy Rezende Silva
Assunto: Re: MATÉRIA - PROEJA/IFRN - NATAL ZONA NORTE
Oi, Caetana!!!
Fico feliz com a atenção que nos tem dado.
Os alunos ficaram MUITO satisfeitos com a rapidez do retorno e a atenção dada ao grupo.Cumpre ressaltar que a matéria AINDA NÃO FOI FEITA.
Eles querem saber é se vai ser feita mesmo e quando será feita.
Agradecemos a atenção.
Um abraço.
Ivoneide Bezerra
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Em 13 de setembro de 2010 14:02, Caetana Juracy Rezende Silva
caetanarezende@mec.gov.br> escreveu:
Oi Ivoneide,
O trabalho de vocês foi indicado para um livro sobre a trajetória do PROEJA. A jornalista responsável começou a fazer os levantamentos esse mês. Ela deve ir a Natal ainda esse semestre (ela não sabe ainda exatamente em que data), mas o livro deverá sair apenas no próximo ano.
Abraço
Caetana
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De: Ivoneide Bezerra <ivoneidebezerra@gmail.com>
Data: 13 de setembro de 2010 22:52
Assunto: Re: MATÉRIA - PROEJA/IFRN - NATAL ZONA NORTE
Para: Caetana Juracy Rezende Silva caetanarezende@mec.gov.br
Cara Caetana,
Antes de tudo, agradeço a sua responsabilidade e o seu compromisso com a educação popular.
Para mim, isso a torna uma pessoa muito especial e digna de respeito. Saber que o atual governo conta com o trabalho de pessoas como você nos deixa mais esperançosos em relação à garantia do respeito aos direitos sociais das classes menos favorecidas, por isso precisamos somar esforços para assegurar a continuidade desse trabalho.
Agradeço,sinceramente, em nome dos nossos alunos a oportunidade que
está nos oferecendo.
Muito obrigada por tudo. Ficaremos à disposição de vocês.
Um abraço.
Ivoneide Bezerra
Ivoneide,
ResponderExcluirO Brasil precisa de muitas Ivoneides! Parabéns para vc e para seus alunos.
Projetos como esse aumenta a autoestima de qualquer um. Como aluno do PROEJA, vejo o projeto "Hora de votar"como um meio de me esclarecer para escolher o melhor represente para o país e o estado.Com o projeto tenho a oportunidade de expressar minhas opiniões. Através da escrita,posso expor os meus pontos de vista e tenho oportunidade de criticar aquilo que acho errado na política.Ver o meu texto publicado no site da Tribuna do Norte onde todo mundo pode ler foi um momento de orgulho para todos da minha família e pra mim foi uma coisa maravilhosa,ver a minha opinião divulgada no jornal.
ResponderExcluirLuiz kleber-Aluno de Eletrotécnica do IFRN-Campus Natal/Zona Norte.