terça-feira, 28 de setembro de 2010

ELEITORES INDECISOS

Às vésperas das eleições, muitos eleitores ainda estão indecisosurna-eletronica_20copy se votam ou  não votam. Isso é muito preocupante. A cada campanha eleitoral aumenta o número de votos nulos e brancos, mas os candidatos nem desconfiam da razão do desestímulo do eleitor. Parece que os eleitores estão traumatizados com tantas promessas descumpridas.

Segundo pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, na última eleição, o número de votos brancos e nulos chegou a mais de um milhão em todo o país. Se o voto não fosse obrigatório, acho que essa realidade seria ainda pior. Ocorre que o eleitor brasileiro, embora tenha razões para estar descontente com muitos dos seus representantes, ainda não tem talvez a formação política necessária para ter o direito de escolher entre votar ou não.

Se tivéssemos essa consciência, não escolheríamos alguns políticos que estão no poder. Assumiríamos com maior responsabilidade nosso papel de cidadão. Sendo assim, votar não seria visto apenas como uma obrigação, mas como um direito conquistado com muita luta. O eleitor precisa ter consciência de que o voto é importante para que nós possamos construir um país melhor.

Precisamos fortalecer os princípios democráticos em nossa sociedade. É preciso que haja uma maior conscientização de cada eleitor para transformar o nosso país em uma República de 1 º mundo, por isso precisamos votar. Contudo, no próximo dia 3 de outubro, não basta votar. É preciso também saber escolher os nossos representantes para os próximos quatro anos.

Aiverton Ferreira de Araújo Torres

Aluno do Curso de Comércio

IFRN - Campus Natal/ Zona Norte

Um comentário:

  1. É isso, ai, Aiverton. A omissão implica delegar a escolha para outros que, muitas vezes, não têm condições de escolher o que é melhor para todos. Parabéns pelo texto!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado Por Comentar!!