sábado, 2 de outubro de 2010

O Brasil é o que dele nos fizermos

Outro dia na aula da disciplina de técnicas de vendas, o professor Jeferson nos fez a seguinte pergunta:

“Vocês estão usando o conhecimento que estão adquirindo nas aulas no seu dia a dia?”

Essa pergunta me fez refletir como as vezes não usamos essa tão importante arma a nosso favor, o conhecimento que é difundido em nossa casa e trabalho e capaz de provocar grandes mudanças na sociedade. Na mesma aula assistimos a um vídeo de uma palestra onde o presidente do Grupo Santander senhor Fábio Barbosa falou sobre ética nos negócios, e como podemos ter sucesso na vida sem transgredir a lei e a ética.

Hoje no Brasil e usual na sociedade a valorização do transgressor, um exemplo que Fabio nos deu foi do traficante de drogas que tem um negócio ilícito, porém ajuda pessoas menos favorecidas financeiramente ,ajuda essa que na maiorida dos casos é negada pela sociedade civil organizada e pelo poder público, mas existem outros exemplos como os Políticos corruptos que transgridem a lei e continuam no poder como nada tivesse acontecido, empresas que lucram com desmatamento de florestas e poluição de rios e mares.

Vejo que o mercado e as pessoas podem ser mais responsáveis com a sociedade, se tomarem atitudes de mudanças concretas em suas vidas. Uma frase da palestra de Fábio que é de um filosofo americano chamado Ralph Emersom, que me marcou profundamente foi:

“Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz”. Ralph Emerson

Vejam com nossas atitudes podem levar uma sociedade do caos a vislumbrar dias melhores, um mercado melhor nos trará uma sociedade melhor e consequentemente um país melhor, temos que ser tão bons consumidores de cidadania como somos de eletroeletrônicos, elegendo pessoas éticas e com atitudes éticas.

Termino com uma frase também usada na palestra por Fábio Barbosa.

Nos devemos ser a mudança que queremos ver no mundo” Mahatma Gandhi

Williams Ferreira Alves

Aluno do curso de comércio do IFRN campus Natal zona norte

 

Abaixo veja o video da palestra de Fábio Barbosa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Por Comentar!!