segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Carta de Aluno enviado a Diretoria do IFRN campus Natal zona norte

São Gonçalo do Amarante, 8 de outubro de 2010

Ao

Professor Gustavo Fontoura

Diretor do Campus Natal/Zona Norte – IFRN

Senhor Diretor,

Como aluno do Ensino Médio Integrado do PROEJA, regularmente matriculado no Curso de Manutenção de Computadores, na turma 54101N, por meio desta, venho externar a Vossa Senhoria o meu descontentamento por não ter podido participar de uma aula de campo de Língua Portuguesa no último dia 24/09/2010. Na ocasião, alunos do PROEJA foram levados ao Teatro Alberto Maranhão, onde assistiram ao espetáculo “Cantar e viver o Brasil”, como uma das atividades do projeto que estamos desenvolvendo na disciplina.

Sendo assim, venho ainda solicitar o seu apoio e as devidas providências para que, em outras oportunidades, eu possa usufruir dos mesmos direitos dos meus colegas de turma, podendo participar de qualquer atividade pedagógica realizada em nossa instituição. Desta vez, não tive esse direito respeitado porque o ônibus do nosso campus não está devidamente adaptado para transportar os diversos tipos de portadores de necessidades especiais.

Sou cadeirante há dois anos e onze meses e tenho sentido na pele algumas dificuldades que talvez as pessoas em geral nem se deem conta. Embora eu reconheça que o IFRN tem me oferecido condições adequadas para trafegar no âmbito de suas instalações físicas, na ocasião, pude perceber o quanto ainda é preciso melhorar para atender às necessidades de pessoas como eu. Confesso que estou preocupado com a possibilidade de não poder participar de outras atividades dessa natureza ou de visitas técnicas que poderão ser realizadas, o que seria também muito prejudicial ao meu desempenho como aluno e à minha formação profissional. Não sei se é do conhecimento de Vossa Senhoria, que nós, alunos do PROEJA, normalmente não temos oportunidades de participar de aulas de campo, de visitas técnicas e até de outras atividades realizadas pela instituição. Então, perder uma oportunidade dessas desestimula a gente.

Para muitos alunos como eu, seria a primeira vez que teríamos uma atividade assim, por isso confesso que fiquei um pouco desanimado quando a professora me ligou, dizendo que lamentava não poder me levar, porque o ônibus não era adaptado. Eu não imaginava que isso pudesse acontecer, mas aconteceu. Mesmo assim, ainda tentei resolver pessoalmente o problema, mas não foi possível. Perdi aula, perdi oportunidade de ter acesso à cultura e perdi lazer. Só não perdi o ânimo e a vontade de lutar pelo direito à cidadania.

O estranho é que, segundo eu soube, o veículo tem adesivos, indicando estar adaptado e preparado para transportar pessoas como eu, mas isso não condiz com a realidade. O ônibus do IFRN do Campus Zona Norte não oferece a mínima condição de transportar um cadeirante. Fico me perguntando: se tomaram todos os cuidados possíveis com a estrutura física do prédio (portas, rampas, banheiros etc.) por que não fizeram o mesmo com o ônibus? Apesar disso, não vou ficar desanimado. Certamente, essa não será a primeira nem a última barreira que eu precisarei transpor na minha vida.

Penso que inclusão social é também oferecer aos necessitados condições de acesso aos diferentes espaços sociais, não apenas à sala de aula. Eu ainda creio que um dia teremos uma sociedade onde não exista nenhum tipo de exclusão. Considerando que nós, alunos do PROEJA, já experimentamos costumeiramente diversas formas de exclusão, resolvi escrever, solicitando uma solução para o problema, porque acho ainda que não basta oferecer a vaga numa instituição de qualidade, é preciso também oferecer as condições de permanência nela.

Para isso, espero contar com o seu apoio para que providências sejam tomadas, a fim de que não aconteça a ninguém o que ocorreu comigo. Ainda que eu não possa usufruir desse benefício enquanto estiver no IFRN, espero com esta iniciativa contribuir para que o problema seja resolvido. É por acreditar muito nesta instituição que tenho a certeza de que as providências necessárias serão tomadas.

Antecipadamente, agradeço a atenção que me for dispensada.

Atenciosamente,

Jean Carlos Cândido

Aluno do PROEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Por Comentar!!